Tipos de folhas para saladas

As  combinações de temperos, folhas, e complementos são infinitas.  Use

e abuse da variedade de folhas e talos existentes no mercado:

  • Alfaces lisas, americanas, crespas verdes e roxas, frisantes, romanas.
  • Almeirão, almeirão pão de açúcar
  • Agrião
  • Acelga
  • Brócolis, brócolis ninja
  • Couve
  • Chicória
    Agriao
  • Escarola
  • Endívias
  • Espinafre
  • Mostarda
  • Radicchio
  • Rúcula
  • Repolho, repolho roxo, repolho de bruxelas, repolho crespo
  • Rúcula (mini, rendada, comum)
    Endivia
  • Folhas novas de espinafre
  • Erva-doce Catalonha
  • Ramas de cenoura, beterraba, de rabanete, nabo, couve-flor, brócolis, podem ser preparadas cruas ou refogadas e utilizadas em diversas preparações.
  • Folhosos utilizados como temperos: salsa, salsa crespa, cebolinha, coentro, manjericão, sálvia, manjerona, orégano, alecrim, alcaparra e outras.

Saladas na Alimentação

Alface-Americana

As saladas são excelente opção quando preparadas juntamente com um cardápio contendo todos os grupos alimentares.

Na pirâmide alimentar pertencem ao grupo dos vegetais .

Alface-Crespa-Roxa

Podem ser combinadas com ampla variedade de alimentos, use e abuse das folhas e talos existentes no mercado, trazem nutrientes vitais e são ótimas opções de sabores, cores e texturas.

Alface-Frisante

Costumam ser servidas como folhas simples ou até como cardápios completos e sofisticados, quentes ou frias conforme a estação do ano. São mais nutritivas se preparadas cruas, semi-curas ou levemente refogadas.

 

Alface-Romana

Alface-Romana

 

As saladas folhosas devem estar presentes nas refeições principais do almoço e jantar.

Almeirao

São fonte de diversos tipos de vitaminas, minerais e fibras. Contém os fitoquímicos, substâncias que podem ajudar a evitar diversos tipos de patologias como câncer, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e outras. Os nutrientes antioxidantes que ajudam a evitar a formação de radicais livres que impedem o envelhecimento.

São inúmeros os benefícios que estas pequenas folhas trazem ao organismo humano.

O porcionamento varia de acordo com diversos fatores com a idade, sexo, atividade física e outros.

A verdura folhosa crua pode ser consumida a vontade (com bom senso), contem pouca quantidade de calorias.

Radicchio

O Porcionamento da verdura cozida deve ser de um pires pois quando cozido o vegetal está reduzido e concentrado.

Todos os indivíduos se beneficiariam se comessem diariamente frutas e hortaliças nas quantidades recomendadas.

Repolho-Roxo

Nunca se esqueça de caprichar na apresentação das hortaliças á mesa.

As pessoas primeiramente beneficiam-se do aspecto visual do alimento.

Qualquer ingrediente pode se transformar num prato memorável quando apresentado com arte e acompanhado de deliciosos e nutritivos molhos.

2 Comentários

  1. janaina disse:

    chicória e escarola não é a mesma coisa?

  2. Eloá Zan disse:

    Janaina,

    Obrigada por escrever. A chicória tem a folha mais longa e é cheia de pequenas “folhinhas”, lembra um pouquinho a samambaia mas com o talo mais grosso.já a escarola tem a folha lisa. Quanto ao sabor, a chicória é um pouco mais amarga.

    Abraço