Substituindo alimentos de origem animal

Substituições possíveis para alimentos de origem animal por de alimentos de  origem vegetal

A gelatina pode ser substituída por uma colher de sopa de Agar-Agar:

· 1 colher de sopa de gelatina por 1 colher de sopa de Agar-Agar em pó

Caldos de Carne ou de Galinha podem ser substituídos por:

·  Missô dissolvido em água porem deve-se observar o teor de sódio do missô, é um
produto extremamente rico em sal, deve ser utilizado em pequenas porções.
Excesso de sal é prejudicial á saúde.

· Caldo de legumes natural contendo diversos tipos de legumes, como salsão, pimentão,
aromatizantes e diversos tipos de hortaliças.

· Caldos de legumes industrializados não são opções saudáveis ou ecológicas. Utilize com
moderação ou prefira os caldos naturais.

Alimentos proteicos de origem animal como carne, frango ou peixe podem ser substituídos por:

  • leguminosas como feijão preto, branco, azuki ou marrom, lentilha, ervilha, grão de bico e soja.
  • Alimentos elaborados com leguminosas como tofu de soja, hommus de grão de bico, creme de ervilhas, sopa de feijão, salada de soja, tortas com grãos, hambúrguer de feijão ou de soja, e outros.

Carne Moída pode ser substituída por:

  • PTS ou PVT (proteína texturizada de soja) granulo pequeno.
    Lembre-se que a proteína texturizada de soja é um produto industrializado e deve ser consumida esporadicamente.

Aos que optam pela alimentação ovolactovegetariana

Aos que optam pela alimentação ovolactovegetariana acrescenta-se ovos, leite derivados do leite como queijos, iogurte, requeijão e outros.

Deve-se priorizar a utilização de queijos magros como ricota, cottage, queijo fresco, que contem pouca gordura e colesterol.

Alimentos industrializados

Alimentos embutidos podem ser substituídos por tofu defumado ou ricota seca defumada apimentada ou sem pimenta, mussarela, queijo prato, provolone e outros tipos de queijos. Os queijos com elevado teor de gordura devem ser consumidos com moderação.

Vegetarianos estritos

Este constitui um grupo que deve dar especial atenção á alimentação. Veja as classificações de vegetarianismo clicando aqui.

Lembre sempre que esta é uma dieta que exige muita atenção, há necessidade de consultas rotineiras com médicos e nutricionistas e realizar periodicamente alguns exames laboratoriais. 

Podem substituir:

· Leite de vaca por leite de Soja.

  • Iogurte por iogurte de Soja.
  • Ricota (para lasanha, por exemplo) por tofu duro amassado.

· Ovo por 2 a 4 colheres de sopa de tofu macio.

· Inclua diariamente na alimentação frutos oleaginosos como nozes, amendoim, castanhas do pará, castanha de caju, amêndoa.

Observação: O Omega contido na linhaça moída conserva-se apenas por dois dias em geladeira. Utilize preferencialmente a linhaça fresca, batida no momento do preparo culinário.

A linhaça pode ser germinada sendo colocada na véspera de molho em água (por 4 a 8 horas).