Substitua gelatina por ágar-ágar

Ágar-Ágar

É uma substância existente em certas algas vermelhas rodofíceas e que forma com facilidade um hidrogel. Utilizada em laboratórios como meio de cultura de microorganismos ou na culinária como gelatina.

Como é uma gelatina de origem vegetal, extraída das algas vermelhas, sua composição nutricional difere completamente da composição da gelatina de origem animal.
A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento á temperatura ambiente. Possui sabor neutro, portanto pode-se adicionar qualquer ingrediente saborizante.
Vende-se ágar-ágar em fios semelhantes a macarrão, em barras compridas, mas é comumente comercializada em pó e sua cor geralmente é esbranquiçada.
A diluição é de meio litro de líquido para 4 g de ágar-ágar.
Experimente utilizar ágar-ágar para reduzir o consumo de ovos na elaboração de receitas.

Gelatina
A gelatina é muito utilizada na preparação de doces caseiros, mouses salgados e também na indústria como sobremesas, iogurtes, etc. É elaborada a partir da fervura de ossos, peles e tendões de animais. Fique atento nos rótulos dos produtos.
Contem diversos produtos químicos em sua composição como:acidulante ácido fumárico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizantes e corantes artificiais.

Observe atentamente a composição nutricional nos rótulos dos alimentos, muito produtos industrializados contêm gelatina de origem animal em sua composição, principalmente doces como iogurtes, sobremesas industrializadas, e balas gelatinosas como jujubas e balas de goma.
Prefira sempre produtos de origem vegetal, que contenham menor quantidade de produtos químicos e variedade de nutrientes.

 

Receitas com Agar Agar:

Abacate Falso