Sebo Mirim – Livros infantis usados

Sebo Mirim - Livros infantis

 

O Sebo Mirim é uma empresa nossa, fruto do Bemtefiz.

Criamos o Bemtefiz  em 2006, desde então tivemos muitas experiências com a troca de informação com nossos leitores e nossas experiências sustentáveis.

Foi nessa interatividade com os leitores que percebemos o interesse das crianças pela prática da sustentabilidade  e da carência de exemplos para elas. Então decidimos estreitar os laços as crianças e distribuir a sementes de valores sustentáveis.

Assim nasceu o Sebo Mirim, que é a fusão da prática sustentável de comercialização de bens usados (no caso de Livros infantis usados) com o universo curioso das histórias infantis.

 

historias circulantes - livros infantisHistórias infantis circulantes

O Sebo Mirim não é um sebo comum, é um sebo só de livros para crianças e os integrantes do sebo vão às escolas levar a mediação de histórias e oficinas de reciclagem em troca de livros.

Qualquer livro infantil usado pode ser enviado para o Sebo Mirim, em troca o site concede créditos para compra de novos livros, assim ele promove a circulação dos valores (culturais, materiais e financeiros) dos livros, evitando que tantas riquezas e conhecimentos fiquem esquecidos nas prateleiras do mundo.

 

Um mundo onde todos ganham

Nenhum livro não perde seu conteúdo após ser lido. Livros são bens de consumo duráveis, ler um livro uma unica vez é mais ou menos como comprar um carro para usar uma unica vez, é muito desperdício.

Mas em algum momento o nosso interesse pelas histórias de nossos livros acabam, e geralmente nessa hora eles viram acumuladores de pó nas prateleiras, é nesse momento que o Sebo Mirim entra dando vida aos livros com seu sistema de trocas.

Com livros circulando entre os leitores menos recursos naturais serão necessários para propagação do conhecimento e menos poluição será produzida pelo processo de industrialização.

Ficaria meio injusto com os autores, porque quando um livro circula por muitas mãos menos livros novos são vendidos e os autores ganham menos. É por isso que foi criada uma premiação aos autores, uma vez por ano autores cadastrados receberão 1% sobre o valor de suas obras revendidas (o mesmo valor que as editoras pagam aos autores sobre as vendas de livros novos), nessa premiação só não ganham os autores que não se inscreverem ou não tiverem livros revendidos pelo Sebo Mirim.

Através de Parcerias com ONGs coletamos livros e revertemos parte do lucro para as instituições.

 

No final de tudo isso as principais beneficiadas serão os pequenos clientes do Sebo Mirim que:

  • terão conhecimento a custo menor;
  • vivenciarão mais experiencias seguras nas páginas dos livros;
  • praticarão o escambo que ajuda a compreender melhor o sistema de valores;
  • perceberão que  o cuidado com seus pertences é  muito importante (livros em bom estado valem mais créditos para troca de outros livros);

Gostou?

Então acesse: www.sebomirim.com.br