Sabão Neutro (Sabão de Alcool)

Ingredientes:
- 3 litros de óeo de cozinha usado e filtrado
- 500 gr  de soda granulada (em escamas)
- 1,5 litros de água morna
- 2,5 litros de álcool

Como Fazer:
Esquente o óleo e reserve.
Esquente a água e reserve.
Em um balde dilua a soda em 500 ml de água, mexa com um cabo de vassoura até dissolver completamente. “Cuidado para não aspirar o gás que a reação química irá produzir, o gás é toxico.”

Junte o álcool ao óleo morno misture bem e acrescente a soda dissolvida na água, mexa bem e acrescente e o restante da água. Misture lentamente usando um cabo de vassoura por aproximadamente 40 minutos.

A mistura vai mudar de cor, no inicio ela tem um tom de caramelo próprio do óleo de cozinha usado, aos poucos ela deve passar para um tom Creme (como a cor do recheio de um Sonho). Quando a mistura ficar homogênea e em temperatura ambiente coloque-a em uma bandeja forrada com saco plástico e reserve, quando endurecer (cerca de 4 horas) corte e guarde em um recipiente adequado.

Após 10 dias ele está pronto para uso.

Dicas:
1 – O álcool pode ser substituído por cachaça.
2 – Não se deve usar vasilhas de alumínio ( use vidro, barro, cobre, panela esmaltada ou até balde plástico).
3 – A água que será utilizada no sabão pode ser aromatizada com: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa.
4 – Para uso cosmético o sabão deverá ficar 1 ano em cura, ou seja, após o preparo deve ser guardado por 365 dias ou mais, se usado antes do tempo como sabonete ele pode ressecar e até rachar a pele.

Boas Misturas:
Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma.

Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis.

Para usar como sabonete:
* Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
* Escurecer cabelo, use: babosa
* Clarear cabelo, use: camomila
* Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem

Karin Zan Huke

facebookgoogle pluslinkedin

Artesã/Inventora, desde 2005 Karin desenvolve, testa e publica no blog artigos, artesanatos, utilidades e receitas de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Todos os artigos dela tem base nos princípios da sustentáveis e visam disseminar formas de proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento sem comprometer o bem estar e recursos das próximas gerações.


55 Comentários

  1. Oi Jessica,
    Pode, mas olhe no rótulo o volume, ele tem que ser o de 98 graus.

  2. Oi Maria do Carmo,
    Alguma coisa deu errado… Mexeu sem parar a mistura?
    Usou álcool de postou ou 98% de mercado? O álcool fraquinho(inferior a 98%) mais comum não funciona…
    Remova o resto da água e aguarde 7 dias, normalmente o sabão endurece.
    Caso após 7 dias ele não adquira firmeza gurde-o em uma garrafa por 2 meses, após esse período ele ficara ao menos pastoso e pode ser usado para limpeza de chão e graxas.

  3. Oi Tamara,

    Pelo que entendi o seu sabão azedou… ficou quebradiço em grânulos…

    Então… essa sempre foi uma incógnita, lembro que quanto estava no colegial e fiz meu primeiro sabão em um laboratório outros colegas meus fazendo a mesma receita tiveram o mesmo resultado que o seu e outros ficaram perfeitos. A mesma receita, no mesmo dia e resultados diferentes.

    Na época a minha professora de Química que é muito comum isso acontecer, a mesma receita e resultados diferentes. Ela falou de pessoas azeda sabão que dificilmente conseguem um sabão em pedra, mas nunca nos deu uma explicação técnica.

    Esse sabão granulado que obteve é sabão, mas granulado…
    Pode ser usado para limpar chão, lavar roupas… não jogue fora!!!

    Acho que deve tentar novamente. Observe sempre os detalhes como o tipo de álcool(tem que ser o de posto de combustíveis ou o de mercado com volume de 98% ou superior) e tipo de soda (de preferencia usa a soda em escamas se usar a líquida terá que recalcular as quantidades de água e soda).

    A Pensamento positivo, pode parecer piada, mas não é não, eu mesma já obtive esse resultado granulado algumas vezes (normalmente eram dias onde eu tinha passado algum stress, em dias que algo dá errado todo resto parece “dar errado”… rs)

  4. Marcos disse:

    Boa Noite Karen!
    Ótima explicação, gostei muito mesmo, gostaria de saber se é possível utilizar Álcool em Gel nessa receita.
    Desde já agradeço.

  5. Nossa Marcos!
    Essa eu realmente não sei! Nunca tentei!
    Eu uso mais o alcool de posto de gasolina, ou faço a outra receita sem alcool que é um pouco mais lenta e demora 3 dias para secar.

    Na próxima leva vou tentar lembrar de fazer com alcool gel!

    Obrigada por mais esse desafio. Rs!