Sabão com aroma de coco.

Ingredientes:
- 2 litros de óleo de cozinha usado e filtrado.
- ½ litro de soda cáustica
- 125ml de álcool
- ½ litro de água
- 200ml de essência de coco

Modo de preparo:
Num balde de plástico, coloque o óleo, a água, o álcool, a essência de coco e por último a soda cáustica. Mexa bem durante mais ou menos 45 minutos. Proteja as mãos com luvas e o nariz com uma máscara descartável ou um lenço. Utilize um cabo de vassoura desencapado. Enquanto você mexe, vai se acumulando um líquido no fundo do balde que deverá ser descartado. Para saber o ponto do sabão, verifique se ele está bem compacto, como uma massa. Coloque numa forma retangular, aperte bem e deixe secar. Quando endurecer um pouco, marque os pedaços no tamanho desejado e deixe secar durante 8 dias num lugar arejado. Quanto mais tempo secar, mais claro ele fica.

Karin Zan Huke

facebookgoogle pluslinkedin

Artesã/Inventora, desde 2005 Karin desenvolve, testa e publica no blog artigos, artesanatos, utilidades e receitas de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Todos os artigos dela tem base nos princípios da sustentáveis e visam disseminar formas de proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento sem comprometer o bem estar e recursos das próximas gerações.


16 Comentários

  1. carmen gonçalves moreira disse:

    ola + uma vez moro em sbc e gostaria de saber aonde eu encontro essencia de coco para fazer sabaô de coco ou naô è nescessario colocar essençia no sabaô !obrigada +uma vez

  2. Oi Carmen,

    No centro de são Paulo, existe a Rua Tabatinguera, lá você encontra várias lojas que vendem a essência.

    Att
    Karin Zan

  3. johnny disse:

    eeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu…..ggggggggggoooooooooooooooooosssssssssssssssssssssssttttttttttttteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttoooooooooooo

  4. leandra aparecida disse:

    ola moro em sao jose dos pinhais nao sei a onde encontrar essencia de coco muito obrigado

  5. Edson disse:

    Vou fazer esta receita,com certeza vai ficar muito bom…

  6. Oi Leandra,

    Você pode encontrar em lojas que vendem artigos de decoração, muitas vendem pequenos frascos de óleos essenciais para defumadores que podem ser usados nessa receita.

    At
    Karin Zan

  7. ALIRIO FRANZOI disse:

    Olá,

    Alegria, paz e bem!

    Moro em Indaial-SC, surgiu uma dúvida;

    O óleo e a água devem ser aquecidos ?

  8. Oi Alírio,
    Somente a água deve ser aquecida.

    At

    Karin Zan

  9. vera disse:

    oikarin!posso usar outro aroma?obrigada bjs

  10. Oi Vera,

    Pode usar qualquer aroma. Basta ser uma essência oleosa própria para esse fim.
    At
    Karin Zan

  11. Carla Santos disse:

    Oi Karin.
    Encontrei este site ao fazer uma pesquisa de sabões ecológicos e acho bastante interessante este espaço. Queria colocar uma dúvida porque não encontro nenhuma receita de sabão sem levar soda caústica. Os nossos bisavós e avós utilizariam a soda?? Gostava de encontrar uma maneira de fazer um sabão verdadeiramente ecológico e utilizando soda caústica parece-me contraditório.
    Agradeço desde já a sua atenção
    Carla Santos

  12. Oi Carla,

    Nossos avós não usavam soda (não como usamos) e não usavam óleo vegetal.

    Nossos avós faziam sabão com gordura animal(nunca ouviu que os cachorros da carrocinha ião virar sabão?) e cinzas de fogueira e levavam horas de cozimento em fogo baixo para ficar no ponto.

    A Soda caustica é um tipo de Sal(muito básico e corrosivo que não deve ser ingerido), ela não é tão contraditória assim, contraditório é bebermos refrigerantes que passaram por processos que nem imaginamos.

    Busque por sabão de cura e verá as receitas antigas.

    Sobre um sabão de cinzas e óleo de cozinha, bem que eu queria testar, vou achar tempo e fazer alguns laboratórios e assim que tiver novidades posto no Site.

    Espero ter ajudado.
    At
    Karin Zan

  13. DAVI ADBEL disse:

    Eu queria fazer sabao sem cinzas pra lavar pratos panelas uso exclusivo da cozinha, como poderia fazer pois cinzas pra mim é dificil encontrar, você pode me ajudar com alquma receita que use gordura e soda e mais algum outro produto. Aquardo Resposta.

  14. vinicius disse:

    quanto de sabao da?

  15. Oi Vinicius,
    Fizemos a receita esta semana.
    Ela rendeu 1 forma de bolo grande, 3 quilos e 200 gramas de sabão. cortando em pedras de 200 gramas rendeu 16 pedras de sabão.