Reúso de água doméstico – Máquina de Lavar

O assunto na minha Cidade São Paulo neste mês e maio de 2014 é economia de água, então resolvi resgatar o assunto da economia de água através do reúso doméstico da água da máquina de lavar.

O bom e velho hábito do reúso

Minha avó alemã, trouxe em sua criação o hábito da reutilização.

A guerra e suas privações são inesquecíveis para os que as viveram, minha avó e seus pais jamais esqueceram as lições aprendidas nos períodos de privações e mantiveram os bons hábitos do reúso dando exemplos práticos para as novas gerações.

Lembro quando tinha 7 anos, eu estava no apartamento da Oma(vovó em alemão) no bairro da saúde e ela me chamou para ver algo na área de serviço. Cuidadosamente ela redirecionou a mangueira da máquina de lavar para um balde alto de aço inoxidável e coletou a água semi turva do segundo enxágue da máquina de lavar.

Com ajuda de um balde lavamos o chão da cozinha e da área. E foi assim, com muita diversão e molhadeira que ela me ensinou a reaproveitar a água da máquina de lavar roupas.

Eu era pequena, não tinha vivência para entender a importância daquela lição, mas sabia que existia algo muito precioso nela. Nos anos 90 muitas vezes ouvi falar sobre o quão absurdos, avarentos e desnecessários eram esses hábitos de reaproveitamento ela mantinha mesmo em períodos de abundância, mesmo morando em São Paulo.

Nossa! Como as coisas e as opiniões mudaram de lá para cá!

Antigos conselhos para reuso da água da máquina de lavar

Nada como o antigos conhecimentos transmitidos com amor para sanar novos “velhos problemas”!

As orientações da Oma eram basicamente:

  • Só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia da roupa ( = menos água e mais roupa lavada)
  • Use água do primeiro e do segundo enxague para lavar o chão (economia de água e sabão)
  • Use a água do segundo enxague para lavar o próxima maquina de roupas (redução de 33% a 50% do uso de água)

Dicas importantes para reutilizar a água da roupa lavada na máquina

Com as novas tecnologias os amaciantes de roupas começaram a cortar a espuma e a impedir o reaproveitamento da água do segundo enxágue para bater roupa novamente.

Então mudei um pouco os processos da Oma para adaptar às melhorias tecnológicas do nosso tempo:

  • Só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia da roupa (esse permanece o mesmo)
  • Use a água do primeiro enxague para lavar o chão e tirar a sujeira grossa, use a segunda água para cortar a espuma e remover o sabão (efeito do amaciante).
  • Para reaproveitar a água do segundo enxágue para bater mais uma máquina de roupas não uso amaciante na máquina (ele corta a espuma e impede que água seja reaproveitada para outra lavagem). Aplico amaciante em uma bacia a parte e apenas torço a roupa na máquina.(o amaciante rende mais porque pode ser usado para mais de uma máquina, pode ser usado até secar o recipiente)

Contas da economia de água ao lavar roupa

Nessa brincadeira posso economizar mais de 50 litros por máquina de roupas lavada! No final do mês são mais de 600 Litros!

Veja as contas:

Máquina de lavar roupas com poucas roupas = 37 litros para lavar 2,5 Kg de roupas = 15 litros por kg de roupa
Para lavar roupas cheia = a 79 litros para lavar 7 kg de roupas = 11,3 litros por Kg de roupa

Reaproveitando a água do segundo enxágue da máquina de lavar para lavar os pisos da casa ou para bater a roupa da proxima máquina você economiza entre de 26,3 e 37 litros de água potável.

Os principais impactos do reúso de água doméstico

Os principais efeitos colaterais são a economia são:

  • Economia de sabão
  • economia de amaciante
  • Redução da conta de água (em valor e volume de água)!

Dando continuidade ao hábito do reúso de águas

Obrigada OMA(avó em alemão)! Você já se foi mas suas sementes do Bem ainda brotam a cada bom exemplo seu que consigo propagar!

Assim como ela não esqueceu, eu não esqueci e fico feliz em poder colaborar com essa memória neste momento onde estamos reaprendendo a valorizar o “valor dos bens naturais do planeta”!

Criando esse hábito do reúso da água da máquina de lavar roupas e persistindo nele, mesmo em épocas de mais abundância, estaremos plantando sementes de exemplo que de certo germinarão no seu devido tempo com o seu devido fim “viver e ensinar a viver” com qualidade de vida, sem nunca esquecer de cuidar para que o impacto causado pelas nossas mudanças não naturais em “prol da abundância” não gerem novos períodos de “restrição” no futuro.

3 Comentários

  1. Fábio Lima disse:

    Karin bom dia, vou mais adiante, a cerca 3 meses comecei a fazer o reuso das águas da máquina de lavar, com isso o consumo em minha casa reduziu em 50%, só com a economia, paguei já no primeiro mês o investimento feito na aquisição de 04 tambores de plástico reciclável Cap.55L/cada, coloco toda a água das lavagens e também as do enxágue, aplico um pouco de cloro em pó na mesma, isso faz flocular um pouco o sabão e o amaciante contidos,fiz a ligação entre os 4 recipientes e em uma ponta liguei uma saída dessa água a um filtro desses usados em piscinas infláveis e na outra ponta liguei a entrada de água provinda desse filtro, com isso retirei todos os fiapos de roupas assim como boa parte dos resíduos sólidos dessa água, podendo reaproveitá-la 100% em novas lavagens, assim como, para limpeza geral de casa. Estou agora verificando no mercado produtos que possam deixar essa água 100%cristalina de novo, já estou quase lá, pois como disse, ao aplicar um pouco de cloro em pó, o mesmo usado em piscinas, a matéria pesada acaba se aglomerando e fica retida quase em sua totalidade no filtro, sendo assim a água fica apenas um pouco turva, vou chegar lá, com água 100% cristalina e tudo isso com baixo investimento, pagando tudo em menos de 1 ano.

  2. André Oliveira disse:

    Ótimas dicas, estava procurando um texto assim, para implantar um sistema desses em casa para reaproveitamento da Água, quero captar água da chuva e reutilizar água da máquina de lavar para fins de limpeza pezada em calçadas e no quintal. Obrigado pelas dicas.

  3. karin disse:

    Oi Fabio,

    Grata pelo retorno. Se quiser enviar as fotos do seu esquema de reaproveitamento de água estamos a disposição para publicá-lo. Se tiver interesse basta enviar um email para bemtefiz@bemtefiz.com.br, entro em contato e produzimos um post atribuído a sua autoria!