Quando a criança rejeita os alimentos

Na hora da refeição habitue-se a criar um ambiente alegre e descontraído.

Quando a criança rejeita um alimento, não a obrigue a comer imediatamente, a contra gosto. Inclua este alimento no cardápio habitual da família. Procure na medida do possível reunir a família ao redor da mesa, e o adulto deve servir-se em primeiro lugar deste alimento, e elogiar:

– Humm..como está gostoso…

A criança ficará curiosa e terá vontade de provar a refeição.

Como proceder quando a criança rejeita a refeição

No momento em que a criança rejeita a refeição, guarde o alimento na geladeira e ofereça a mesma refeição quando solicitar. Observe apenas a questão da segurança alimentar, esta refeição deve permanecer sob refrigeração evitando deixá-la á temperatura ambiente por muito tempo para que não proliferem microorganismos.

É educado não desperdiçar e saber agradecer até o último grão desde cedo. A educação alimentar começa na primeira infância, desde o aleitamento materno.

Técnicas para auxiliar as crianças a aceitar uma alimentação mais saudável

Crianças que tem hábitos de rejeitar os alimentos, hábitos desequilibrados, devem ser encaminhadas para acampamentos de férias ou escolas que se preocupam com esta questão, oferecendo refeição balanceada e saudável.

Vendo todas as demais crianças servindo-se alegremente dos itens oferecidos á mesa, imitarão os demais colegas e passarão a comer os alimentos que não gostavam.

O afastamento temporário do convívio familiar enriquece a sociabilidade e pode alterar até os hábitos alimentares.

Os pais e a alimentação dos filhos

A mãe não deve preocupar-se excessivamente com a alimentação infantil. Deve ter uma postura mental “saudável”, oferecendo alimentos nutritivos e com prazer. Alimentação deve ser um momento especial do dia, descontraído e alegre aonde a criança irá nutrir-se de corpo e alma beneficiando-se da companhia dos familiares e desde cedo habituando-se a receber o “amor em forma de alimento”.

Qualidade de vida e alimentação saudável estão diretamente inter relacionados em todas as fases da vida.