Diminuindo o sal na alimentação

Qual a necessidade de Sódio?

O sódio é um mineral necessário para manter o balanço de água do corpo e ajudar os músculos e nervos a funcionarem apropriadamente.

Está relacionado também á regulação da pressão arterial.

É um mineral muito importante para o organismo, mas a necessidade real que precisamosdiariamente é muito pequena:¼ de colher de chá de sal de cozinha ou 500 mg por dia.

O gosto por alimentos salgados é adquirido ao longo da vida.

Da mesma forma que “treinamos nosso paladar” para consumir excesso de sal, podemos “destreiná-lo”, isto é mudar os hábitos alimentares com relação ao sal.

Podemos obter facilmente todo o sal que nosso organismo necessita sem adicionar nenhum sal aos alimentos.

Diminuindo o sal da alimentação

Se você foi orientado a diminuir o consumo de sal, isto significa 1000 a 3000 miligramas de sódio ou 2,5 a 7,5 gramas de cloreto de sódio (sal) por dia ou seja:

Aproximadamente 1 a 1+1/2 colher de chá de sal por dia.

Geralmente consumimos de 3000 a 6000 mg de sódio por dia, o que é um consumo exagerado.

Com o avanço da idade passamos a não sentir o sabor do sódio e poderemos aumentar o consumo de sal de cozinha sem nos darmos conta disto. Utilizar temperos naturais que realçam o sabor dos alimentos ou pimentas pode auxiliar adicionando mais sabor ás preparações.A maior fonte de cloreto de sódio é o sal de cozinha.

De onde vem e onde está o Sal que comemos

O sódio é encontrado naturalmente em alguns alimentos como carnes, leites e alguns vegetais.

É adicionado aos alimentos industrializados como conservantes ou aromatizanes.

Observe a quantidade de sódio no rótulo dos alimentos.

Alimentos ricos em sódio(evite consumir estes alimentos):

Carnes processadas:

presunto, apresuntado, mortadela, copa, bacon, paio,salsicha, lingüiça, salame, carne seca, carne de sol, chouriço, etodos os demais embutidos. Hamburguers, almôndegas, croquetes.

Peixes processados salgados salgados ou enlatados:

sardinha, aliche, atum,camarão,salmão, bacalhau.

Aves processadas comerciais:

nuggets, hamburguers de frango, milanesas eoutras. Salgadinhos como coxinha, croquetes.

Queijos:

parmesão, roquefort, provolone, cheddar cremoso.

Temperos:

temperos prontos industrializados, realçadores de sabor(glutamatomonossódico) , sopas desidratadas, enlatados, caldos e extratos decarne ou galinha, amaciantes de carne, catchup, mostarda,maionese, molho tártaro, extrato de tomate e molho de tomate,shoyu, molho tenriaky, sal marinho, molho inglês, molhos prontospara salada.

Patês:

comerciais ou preparados com alimentos ricos em sódio.

Legumes, verduras e leguminosas e cereais enlatados:

chucrute, palmito,azeitonas, ervilha, milho, seleta de legumas, picles, cogumelos,azeitonas, feijoadas enlatadas, salsichas, batatas instantâneas,arroz processado, macarrão instantâneo e outros.

Pães e biscoitos industrializados:

Bolacha de água e sal, pães com coberturas salgadas como parmesão, ou pão de queijo.

Alimentos que contenham bicarbonato de sódio, glutamato monossódico.

Salgadinhos industrializados:

chips, amendoim, nozes salgadas, semente deabóbora.Bolose pastelarias comerciais.Margarinaou manteiga com sal.Não coloque o saleiro na mesa.