Desejo parar de comer carne de origem animal

 

Sobre a necessidade das Proteínas no nosso organismo

As proteínas são nutrientes construtores, as células do corpo humano necessitam de proteína para seu crescimento e manutenção.

As fontes de proteínas animais são as carnes provindas do boi, porco, aves e peixes (e outros animais conforme os hábitos alimentares).

A proteína vegetal provém principalmente dos grãos.

Ao optar por uma dieta vegetariana devemos sempre estar atentos ao equilíbrio nutricional da refeição.

Motivos que levam a opção pela dieta vegetariana

Muitas vezes esta opção ocorre por motivos filisóficos, religiosos, ecológicos ou simplesmente por preferências alimentares.

Do ponto de vista filosófico ou religioso, quando manifestamos realmente o “ato de amar” em nosso interior, que deve acontecer de forma natural conforme nossa evolução espiritual, já não conseguimos mais ingerir alimentos provindos da matança dos animais.

Tornamo-nos naturalmente incapazes de ferir qualquer ser , por amor.

Quando sentimos que ingerir carne torna-se um ato cruel, então mudaremos automaticamente nossos hábitos alimentares.

Ao respeitarmos nossa própria vida, passamos a respeitar a vida dos demais seres.

Parece bobagem, mas você já viu o quanto a galinha é amorosa com sua prole, debaixo das asas, ou melhor, era amorosa quando era criada a solta, no quintal?

Velhos tempos estes…

Agora, só vemos a galinha morta ou assada na mesa, e comemos com satisfação.

Não dá para não pensar nesta situação.

Quando passamos a pensar assim, já mudamos totalmente. Evoluímos do amor á nossa família para o amor á todas as famílias da face da terra. É um amor muito maior.

A perda de respeito pela vida resulta em lutas e homicídios e, em escala maior, pode provocar até as guerras.

A Dieta Vegetariana é saudável

Podemos viver saudavelmente sem o consumo das proteínas de origem animal. Já está provado cientificamente que o homem não precisa da proteína animal para sobreviver e sim dos aminoácidos, que compõe as proteínas. Estes aminoácidos são encontrados nos grãos como soja, feijão, lentilha, ervilha, etc.

Veja tabela de alimentos ricos em proteínas e porcionamento deles aqui.

É por isso que podemos tranqüilamente deixar de comer a proteína provinda da carne animal e com orientação apropriada, optar por dieta como a ovo lacto vegetariana. Dietas vegetarianas estritas necessitam orientações específicas e detalhadas, pois ficam em defasagem com relação a alguns nutrientes como por exemplo a vitamina B12.

Com com o aumento de oferta de legumes e verduras nos balcões de saladas e pratos quentes dos restaurantes, tanto self service como churrascarias ou à la carte, ficou muito fácil optar pela refeição sem carne. Os vegetarianos conseguem passar bem em qualquer ocasião.

Os nutricionistas já estão ensinando as pessoas a consumirem menos carne e não recriminam mais outras opções alimentares. Está provado que as populações que comem excessivamente pratos carnívoros, tem maior tendência a desenvolver o Câncer, aumento de colesterol, obesidade (gordura da carne) etc.

A tristeza do animal e as toxinas causadas no momento de sua morte, vão para o sangue e tornam-se tóxicas ao homem, causando doenças como câncer.

Para rompermos com velhos hábitos que vem desde muitas gerações, heranças de pais para filhos, precisamos quebrar paradigmas, ser corajosos.

Devemos vencer a nós mesmos de uma forma natural, voltar os desejos os gostos e as tendências para a mente natural, que ama a natureza e tudo o que ela possui.

Então vamos escutar este “ser sábio” que habita em nosso interior aplaudindo nossas decisões, e a natureza agradece.