Constipação intestinal

Existem muitos problemas digestivos que podem causar doenças que prejudicam seu bom relacionamento com a alimentação.
A constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre, é um deles.
Muitas pessoas consideram a falta de atividade intestinal diária como prisão de ventre,
porém o as pessoas são diferentes e a freqüência do funcionamento intestinal também ,não importa quantas vezes o intestino funciona mas sim a regularidade de funcionamento e a passagem fácil do bolo fecal bem formado e lubrificado.

O que vem a ser realmente constipação intestinal?
É uma alteração no trânsito intestinal, que se torna lento, diminuindo a freqüência das evacuações. As fezes ficam ressecadas e endurecidas, necessitando esforço para evacuação.
Torna-se um problema sério para muitas pessoas.

Uma das causas pode estar relacionada com a baixa ingestão de fibras, que não atingem a quantidade de 20 a 30 g ao dia.
A baixa ingestão de líquidos e a falta de atividade física também são hábitos que interferem no bom funcionamento do intestino, especialmente entre os idosos. Algumas alterações nas condições de saúde ou ingestão de remédios que interferem no trato gastro intestinal também podem provocar a constipação.
Compostos contidos em alimentos como ameixa e mamão, contém efeito estimulante direto sobre os músculos do cólon, aliviando constipação.

Causa mentais:

A prisão de ventre com certeza está relacionada á alimentação. Porém muitas vezes constatamos que membros de uma família mesmo servindo-se da mesma refeição, têm reações orgânicas diferentes.
Analisando a constipação intestinal como reflexo da mente, constatamos que está diretamente associada á mente que “segura as situações” e tem medo soltá-las. Por exemplo, retém o dinheiro para si e não quer soltá-lo, retém os amigos, retém a família, retém o amor. É a mente que está presa, que “segura” situações e as pessoas.
O temor faz com que os músculos se contraiam , inclusive os músculos intestinais, não ocorrendo o peristaltismo, causando a constipação.
Os músculos contraídos podem acabar endurecendo e definhando.

Solte aquilo que está amarrando em sua mente, e então suas funções orgânicas voltarão ao normal.
Dar risada auxilia a descontração muscular, ria bastante

Orientação dietética:

Aumente o consumo de fibras alimentares, que está presente:
– nas leguminosas como feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico.
– Frutas,
– Hortaliças.
– Cereais, farelos.
– Probióticos
– Sementes
– Ingestão de 8 copos de água por dia.

A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30 gramas ao dia, obtida ingerindo de 02 a 04 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortaliças diariamente.