Como fazer uma festa sustentável

Quando o assunto é organizar uma festa, as pessoas se empolgam e não programam com mesa de festaantecedência as compras para os preparativos e execução do evento.

É trabalhoso organizar uma festa, e a reorganização do local após a festa dá mais trabalho ainda.

Para simplificar o trabalho durante a organiação da feste, entre as aquisições de materiais  normalemente encontramos copos plásticos descartáveis, pratos plásticos descartáveis, talheres plásticos descartáveis, decorações de plástico e isopor , refrigerantes com embalagens descartáveis, toalhas descartáveis e uma enorme lista de produtos que serão descartados e demorarão no mínimo 400 anos para se decompor.

Enfim toda festa é um evento passageiro, que dura apenas algumas horas cuja consequência são sacos de lixos abarrotados de materiais não perecíveis.

Este lixo é composto de grande quantidade de plástico engordurado. Esta gordura atrapalha e encarece o processamento na reciclagem do plástico.

Para ajudar a planejar melhor sua festa sem danificar a natureza, colocarmos algumas sujestões de substituições. Seguem nossas dicas para um evento mais sustentável:

  •  Sirva as bebidas em copos de vidro, eles tem baixo custo e podem ser reaproveitados em todas as festas. Normalmente alguns copos se quebram durante a manipulação no evento porém o custo benefício a longo prazo é muito menor do que o investimento em descartáveis e a quantidade de lixo gerado é imensamente menor.
  •  Adquira pratos de louça*, poderá utilizar o mesmo material em várias festas. Caso não valha a pena investir na aquisição das louças, opte por pratos de papel e verifique se a industria fabricante dos pratos de papel é certificada (reflorestamento). Evite sempre os pratos plásticos.
  •  Use talheres de metal*, caso o investimento não valha a pena, prefira os talheres feitos com madeira certificada, provinda de reflorestamento de eucalipto. Estes geram menos impacto no meio ambiente e são rapidamente degradados.
  •  Adquira refrigerantes em embalagens retornáveis.
  •  Na elaboração do cardápio para a festa inclua opções de alimentos feitos ou recheados com legumes, hortaliças folhosas, frutas e sementes. A produção destes alimentos exige menos recursos da natureza e causam menos impacto no meio ambiente do que os produtos industrializados.
  •  Ofereça sucos naturais ou de polpa para os seus convidados. Seja criativo, as combinações de diferentes ingredientes resultam em sucos deliciosos e nutritivos demonstrando respeito à promoção da saúde de seus convidados e colaboram com a preservação do meio ambiente.
  •  Evite as frituras no cardápio, prefira alimentos assados, cozidos, grelhados ou crús. A saúde dos seus convidados agradece e o meio ambiente será preservado com a gordura não desprezada.
  •  Utilize guardanapos de papel, os guardanapos de pano duram mais tempo porém desperdiçam grande quantidade de água no processo de lavagem.
  •  Use toalhas de pano* nas mesas, as toalhas plásticas ou de papel viram dejeto rapidamente.
  •  Cubra as toalhas de pano com um papel manteiga, o papel protege a toalha poupando-a de algumas lavagens.
  •  Decore as mesas com flores plantadas em vasos, os convidados levarão o suvenir e
  • novamente se evitará a geração de lixo desnecessário.
  •  Se possível utilize apenas os arranjos florais na decoração, mas caso não seja possível a decore com papéis de seda ou crepom que se degradam com facilidade.
  •  Em festas infantis prefira alugar decoração temática que será utilizada muitas vezes em diferentes locais evitando gerar lixo desnecessário.

* Muitos materiais duráveis como copos, louças toalhas e outros podem ser alugados em lojas de materiais para festas.

O “pós-festa” da festa sustentável é inevitavelmente mais trabalhoso.

Aconselhamos que haja uma escala entre os organizadores da festa para a higienização e organização do material utilisado ou que se contrate com antecedência uma equipe de apoio para esta finalidade.

2 Comentários

  1. Neide Onita disse:

    Gostei do seu site, sem dúvidas tem boas dicas, contudo eu sempre achei que o guardanapo de pano fosse mais sustentável, porque já que vou gastar água lavando as toalhas posso muito bem lavar os guardanapos juntos,o gasto seria o mesmo, ao menos senmpre pensei isso rsrsrs.
    Outras medidas interessantes são substituir os decartáveis não só por copos de vidro, mas por copos plásticos comuns daqueles que usamos em casa para servir as crianças, principalmente em aniversários infantis, o mercado hoje oferece opções muito bonitas e coloridas e eles durarão por muitos eventos (caso o de vidro quebre as crianças podem cortar-se com os fragmentos)Outra dica interessante seria substituir o convite tradicional por um virtual ou ainda optar por um feito de papel reciclado ou papel semente.
    Mas seu artigo sem dúvida me será muito util.
    Obrigada e siga em frente com seu maravilhoso trabalho.

  2. Olá Neide,

    Obrigada pelas dicas e pelos Elogios.

    Adoramos a sua colaboração no Post! Copos plásticos (não descartáveis) realmente são mais seguros para festas infantis.

    At
    Karin Zan