Como combater os Pulgões

Eles atacam as folhas novas e as frutas. As folhas murcham e morrem, matando finalmente a planta.

Os pulgões são propagados pelo vento, por isso a qualquer momento podem aparecer nas suas plantas.
Falta de arejamento e de iluminação propiciam a proliferação de pulgões e cachonilhas.

Receita caseira para combate aos pulgões:

Ferva 100g de fumo de rolo picado, (5 cigarros ou 2 copos americanos de bitucas com filtros) com 1/8 de sabão caseiro (de soda ou de coco) em um litro e meio de água. Ferva até o sabão dissolver totalmente.

Reserve e deixe esfriar, depois borrife as plantas infectadas.

A fervura serve para matar o vírus “mosaico” que pode estar contido no tabaco, e o sabão impede que os pulgões se fixem na planta.

* Atenção:
Use tudo o produto no mesmo dia, já que a nicotina é volátil, e em poucos dias o único agente realmente ativo será apenas o sabão.

Embora seja um receita caseira, isto não significa que não seja tóxico ou prejudicial à saúde e ao meio-ambiente. Evite sempre aplicar sobre flores e frutos, restringindo-se apenas às partes afetadas da planta. Utilize o produto apenas em caso de necessidade.

Karin Zan Huke

facebookgoogle pluslinkedin

Artesã/Inventora, desde 2005 Karin desenvolve, testa e publica no blog artigos, artesanatos, utilidades e receitas de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Todos os artigos dela tem base nos princípios da sustentáveis e visam disseminar formas de proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento sem comprometer o bem estar e recursos das próximas gerações.


Um Comentário

  1. lucia xavier disse:

    Ao colocar borra de café em alguns vasos em minha casa, para repelir mosquitos da dengue, decidi colocar tambem sobre a terra do meu pé de pimentão, já infestado de pulgões, e eles sumiram.
    Creio que seja uma boa opção já que não tem custo e é natural.