Use bucha vegetal para lavar louças

Um convite a mudança de hábitos!

É possível lavar louças usando a bucha vegetal, a mesma esponja natural usada normalmente para tomar banho.

Nas próximas linhas vamos falar mais sobre as vantagens e desvantagens de usar a bucha vegetal para lavar diariamente a louça de sua casa.

Vantagens ecológicas da bucha vegetal e desvantagens da bucha sintética

A bucha vegetal é uma planta de fácil cultivo, biodegradável e é facilmente reintegrada ao meio ambiente após o uso, em poucos meses vira nutriente para o solo e não é nociva á natureza; a bucha sintética tem tempo indeterminado para se degradar, ou seja demora mais de 400 anos para ser reabsorvida pelo meio ambiente é um lixo permanente.

A bucha vegetal é tão eficiente para lavar a louças quanto a esponja sintética derivada do petróleo que a maioria das donas de casa utilizam hoje em dia.

Vantagens higiênicas da Bucha vegetal

Assim como as buchas sintéticas as buchas vegetais devem ser descartadas quando apresentarem sinal de deteriorização para evitar a proliferação de bactérias e contaminação da louça.

Alguns fabricantes indicam na embalagem o uso e descarte das buchas em 1 semana, se obedecermos essas instruções descartando uma bucha por semana serão cerca de 52 buchas por ano, se todas as buchas utilizadas forem  de esponja derivadas do petróleo você poderá deixar um legado após aproximadamente 80 anos de vida de 4680 buchas que empilhadas ocupariam o espaço de 514,8 metros  (11 cm x 4680=514,8m) de comprimento por 351 (7,5 cm x 4680=351m) metros de largura, ou seja cerca de 30 hectares de lixo não degradável espalhado!

Vantagens monetárias da Bucha vegetal:

Menor custo, a bucha vegetal pode ser plantada em seu quintal ou adquirida com  preços acessíveis.

Compre a bucha inteira e corte em casa, uma única bucha pode render 10 unidades pequenas ou mais.

Multi uso os pedaços de bucha vegetal  e podem ser usados para na lavagem de louça, limpeza da casa ou como bucha corporal no banho. Evite usar o mesmo pedaço de bucha para múltiplas finalidades, a bucha da louça nunca deverá ser a mesma usada para o banho, limpeza, e vice versa.

Higiênica, a bucha vegetal pode ser fervida após o uso ou higienizada através de imersão em solução de cloro e água por 20 minutos ou ainda simplesmente guardada dentro de um pote cheio da solução de cloro ou sabão com água até o próximo uso.

Duráveis, as buchas se mantém intactas por mais de 90 dias se bem higienizadas e guardadas adequadamente.

 

A bucha vegetal é produzida por pequenas famílias de agricultores e é comercializada normalmente em regiões próximas a produção. Comprar a bucha nos pequenos comércios gera renda para o pequeno agricultor e faz girar a economia local, fazendo com que o dinheiro circule melhor e sem intermediários nas camadas mais carentes da sociedade.

Desvantagem da utilização da bucha vegetal:

No início ela tem consistência dura e é áspera, parece inadequada para lavagem das louças, muitas pessoas desistem de usá-la.

Resolvendo o problema:

Ferva a bucha e deixe de molho por uma noite com água e vinagre.

Se for necessário repita o processo até que fique macia.

Você pode fazer o processo com uma bucha grande e depois cortá-la em pedaços para ir usando aos poucos.

Nossas experiências de uso da bucha vegetal:

Nós do blog já usamos a bucha a algum tempo.

Eu uso a bucha vegetal e o sabão feito com óleo de cozinha usado para lavar a louça desde outubro de 2010.

A Eloá  usa a Bucha vegetal e  o sabão feito com óleo de cozinha usado, complementando com detergente líquido comprado em super mercados desde julho de 2012.

Reflita conosco

Reflita um pouco sobre o impacto dos produtos que você utiliza diariamente e deixe seu comentário caso também conheça alguma substituição inteligente e sustentável compartilhe suas experiências.

Recomendamos a visita ao projeto:  A bucha vegetal brasileira

 

Karin Zan Huke

facebookgoogle pluslinkedin

Artesã/Inventora, desde 2005 Karin desenvolve, testa e publica no blog artigos, artesanatos, utilidades e receitas de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Todos os artigos dela tem base nos princípios da sustentáveis e visam disseminar formas de proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento sem comprometer o bem estar e recursos das próximas gerações.