Brócolis

Brócolis Benefícios:
Contém vitamina C, Vitamina A e folato.Quantidadessignificativas de proteínas vegetais, cálcio, ferro e outrosminerais.Rico em bioflavonóides e fibras.É pouco calórico.

Modo de preparo:

Pode ser consumido cru.Quanto mais escuras as flores, mais ricas são em beta-caroteno.Utilize pouca água no cozimento (ou nenhuma) para que perca o mínimo de nutrientes.Além de nutritivo, estudos demonstram que o brócolis tem ação protetora no organismo contra muitos tipos de câncer. Pesquisas realizadas por cientistas revelam que o índice de incidência de vários tipos de câncer entre individuos que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.

O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo. Adquira o brócolis com floretes bem verdes. Quando amarelados a verdura já passou do ponto ideal para consumo, tornando-se menos nutritiva.

Pode ser consumido cru ou cozido. Quando cozido o ponto de cocção ideal é o mais próximo do produto natural. O excesso de cozimento libera compostos de enxofre, de odordesagradável.
Verduras muito cozidas perdem parte de seu valor nutritivo e tem as fibras abrandadas. Prepare o brócolis preferencialmente cozido no vapor, grelhado ou refogado com pouco azeite.

Uma xícara de brócolis cozido contem:
01 xícara = 140 g
40 Kcal
64.000 mg de cálcio
1.17 mg de ferro
4.18 g de proteínas vegetais
4.2 g de fibras
130.4 mg de vitamina C
194.300 retinol equivalente (vitamina A)
33.600

Fonte:
Tabela de Composição de alimentos, Sonia Tucunduva (usp)