Alternativas vegetarianas para substituição do grupo de alimentos ricos em proteínas :

O Grupo dos alimentos Ricos em proteínas para vegetarianos e ovo lacto vegetarianos.

Apreciar o consumo das hortaliças é muito importante para que você se torne vegetariano.

Alguns indivíduos ao optarem pela alimentação vegetariana inicialmente pensam: vou substituir a carne pela soja.

Mas não é exatamente assim que as coisas acontecem.

Realmente o grão de soja contém proteína vegetal. Porém ninguém consegue ou deve alimentar-se de soja todos os dias a não ser em casos específicos de aumento de consumo de soja para se obter maior quantidade de isoflavonas ou de alimentos ricos em cálcio. Nestes casos deve-se consultar um médico ou uma nutricionista.

Lembre-se de que a alimentação deve ser variada, colorida e conter alimentos de todos os grupos alimentares (consulte a pirâmide de alimentos).

A monotonia alimentar não é uma opção viável.

Substituir a proteína animal por diversos tipos de leguminosas como feijões: azuki, branco, preto, carioca, e todos os outros tipos de feijões; grão-de-bico, lentilha, ervilha seca, fava,soja e produtos derivados é uma escolha inteligente e dar prioridade aos grãos de soja é uma alternativa viável.

Consulte a tabela de porções de alimentos que são considerados fonte de proteínas.

Frutos oleaginosos como amêndoa, amendoim, avelã, castanha-de-caju, castanha do Pará, Noz, Noz pecã, Macadâmia, pinhão e pistache, Sementes: Gergelim abobora, girassol e linhaça.

A opção ovolactovegetariana mantém na dieta fontes de vitamina B¹² e proteínas de origem animal, provindas dos ovos, leite e produtos lácteos como queijos, requeijões, ricota, creme de leite e outros..

 Ao abolir totalmente os alimentos de origem animal, deve-se ficar atento ao consumo de alimentos que contenham vitamina B¹², cuja única fonte são produtos de origem animal. Alguns alimentos de origem vegetal contem a vitamina B¹² como germe de trigo, mas não são considerados fontes.