Alimentação balanceada e dieta vegetariana

Uma das dúvidas mais freqüentes que surgem em relação á dieta vegetariana:

A refeição vegetariana é adequada nutricionalmente?
Existem vários tipos de dieta vegetariana:

Na dieta vegetariana estrita, que não consome ovos, leite e derivados, pode ocorrer insuficiência de vitamina B 12. Atenção especial deve ser dada a este nutriente.

A dieta ovolactovegetariana ou lactovegetariana , quando bem planejada fornece todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

A ADA, no ano de 2003, publicou em conjunto com a Associação de Nutricinistas do Canadá, seguinte orientação:

“ Os profissionais de nutrição tem a responsabilidade de apoiar e encorajar os que demonstram interesse pelo consumo de uma dieta vegetariana”.

Seis decisões para uma alimentação vegetariana saudável:

1) Consuma alimentos variados, incluindo leguminosas, hortaliças, frutas, frutas oleaginosas, sementes, e no caso de dieta ovolactovegetariana, leite, derivados do leite e ovos.

2) Prefira alimentos naturais, integrais, não industrializados e restrinja o consumo de alimentos muito doces e gordurosos.

3) Evite o consumo excessivo de ovos devido ao colesterol. Prefira queijos não gordurosos como ricota light, cottage, requeijão light. Laticínios com alto teor de gordura devem ser consumidos com moderação.

4) Consuma alimentos prebióticos , que estimulam a proliferação de bactérias benéficas no intestino (espécies como bifidobactérias e lactobacilos).

5) Atenção especial deve ser dada aos nutientes:

vitamina B12 , vitamina D (em caso de pouca exposição ao sol), cálcio, zinco e ferro.