Aleitamento materno

O leite produzido nos primeiros dias após o parto chama-se colostro.
Tem aspecto “aguado” mas não se assuste, é o leite ideal para a criança nos seus primeiros dias de vida e contem alto teor protéico.
A natureza é sábia, e o leite materno contem tudo o que o seu nenê precisa até o sexto mês de vida, inclusive água.

“Não é necessário oferecer água á criança até o sexto mês de vida”.

Ao dar de mamar faça com que o bebê sugue todo o conteúdo dos seios, no tempo necessário, sem demorar-se demais ou dormir durante a mamada.
Muitas vezes a mãe não consegue impor “disciplina” permitindo que a criança demore muito para mamar, durma no seio ou que alimente-se em pequenas mamadas durante curto espaço de tempo.
O nenê precisa ter disciplina desde cedo, muitas vezes quando chora não é por estar com fome. Aprenda a decifrar o choro da criança e costume pegá-lo no colo quando está sorrindo e não chorando. Desde cedo ele aprenderá que é bom sorrir para vida, que é amado em todas as ocasiões, principalmente quando sorri.

Mãe que carrega o nenê no colo com muita freqüência torna-o chorão e egocêntrico e prejudica seu filho ao invés de auxiliá-lo.Porém é necessário carregá-lo com amor.Diz-se popularmente que “Sal e açúcar são necessários na educação da criança para que tenha equilíbrio.

Quando a criança dormir mamando, cutuque levemente o canto de sua boca, ele continuará sugando o seio.

Pegar o bico do seio corretamente é muito importante para criança, pois é no final do leite contido no seio que está a gordura, que diminui a saciedade e encurta os intervalos entre as mamadas. Portanto ensine a criança a esvaziar totalmente o peito.

Se as mamas não são totalmente esvaziadas diminui a produção do leite, porque o organismo libera substâncias inibidoras da produção para a próxima mamada.
A natureza é sábia e perfeita.

“O bebê que mama no peito tem mais saúde física e mental, cresce bem e adoece menos”.

Quando as leis do interior do se humano agem em total concordância com as leis do mundo exterior, consegue-se alcançar a plena liberdade. Filhos mimados demais desde cedo tendem a se desencaminhar porque não aprendem a obedecer as leis.

“A liberdade acontece quando observamos as leis e aplicamos o amor com sabedoria”.

Um Comentário

  1. […] É educado não desperdiçar e saber agradecer até o último grão desde cedo. A educação alimentar começa na primeira infância, desde o aleitamento materno. […]