A necessidade de Sódio

Necessidade de consumo do salSódio

O sódio é um mineral necessário para manter o balanço de água do corpo e ajudar os músculos e nervos a funcionarem apropriadamente.
Está relacionado também á regulação da pressão arterial.
É um mineral muito importante para o organismo, mas a necessidade real que precisamos diariamente é muito pequena:
¼ de colher de chá de sal de cozinha ou 500 mg por dia.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza como ideal, a ingestão de 4 a 6 gramas de sal por dia (ou 2400 mg de sódio), mas estudos realizados no Brasil, indicam que este consumo pode chegar a 13g/dia

O gosto pelo Sal

O gosto por alimentos salgados é adquirido ao longo da vida. Da mesma forma que “treinamos nosso paladar” para consumir excesso de sal, podemos “destreiná-lo”, isto é mudar os hábitos alimentares com relação ao sal.
Podemos obter facilmente todo o sal que nosso organismo necessita sem adicionar nenhum sal aos alimentos.

Com o avanço da idade passamos a não sentir o sabor do sódio e poderemos aumentar o consumo de sal de cozinha sem nos darmos conta disto. Utilizar temperos naturais que realçam o sabor dos alimentos ou pimentas pode auxiliar adicionando mais sabor ás preparações.

Controlando o consumo de Sal

Se você foi orientado a diminuir o consumo de sal, isto significa 1000 a 3000 miligramas de sódio ou 2,5 a 7,5 gramas de cloreto de sódio (sal) por dia ou seja:

Aproximadamente 1 a 1+1/2 colher de chá de sal por dia.

Geralmente consumimos de 3000 a 6000 mg de sódio por dia, o que seria um consumo exagerado de sódio.

Onde está o sal que consumimos

Nos Estados Unidos, um levantamento mostra quais as principais origens do sódio na dieta: 5% é adicionado durante o preparo do alimento, 6% é adicionado quando se ingere o alimento (na salada por exemplo), 12% está contido naturalmente nos alimentos e 77% provém de alimentos processados e industrializados.
O alimento industrializado contém muito sódio porque o sal preserva o alimento ao impedir o crescimento de bactérias. Além disso, o sal reduz a secura de bolachas, salienta o sabor adocicado de biscoitos e bolos, e reduz o gosto metálico que é produzido pelos compostos dos refrigerantes.
Somente o gosto não é suficiente para indicar se um alimento possui muito sódio. Muitos componentes de alimentos processados possuem sódio como, por exemplo, bicarbonato de sódio, glutamato monossódico, nitrato de sódio.

A maior fonte de cloreto de sódio é o sal de cozinha.
O sódio é encontrado naturalmente em alguns alimentos como carnes, leites e alguns vegetais.

Alimentos ricos em sódio evite o consumo:

  •  Carnes processadas: presunto, apresentado, mortadela, copa, bacon, paio, salsicha, lingüiça, salame, carne seca, carne de sol, chouriço, e todos os demais embutidos. Hamburguers, almôndegas, croquetes.
  • Peixes processados salgados salgados ou enlatados: sardinha, aliche, atum, camarão,salmão, bacalhau.
  • Aves processadas comerciais: nuggets, hamburguers de frango, milanesas e outras. Salgadinhos como coxinha, croquetes.
  • Queijos: parmesão, roquefort, provolone, cheddar cremoso.
  • Temperos: Arisco, sazon, realçadores de sabor como ajinomoto, sopas desidratadas, enlatados, caldos e extratos de carne ou galinha, amaciantes de carne, catchup, mostarda, maionese, molho tártaro, extrato de tomate e molho de tomate, shoyu, molho tenriaky, sal marinho, molho inglês, molhos prontos para salada.
  • Patês: comerciais ou preparados com alimentos ricos em sódio.
  • Legumes verduras e leguminosas e cereais enlatados: chucrute, palmito, azeitonas, ervilha, milho, seleta de legumas, picles, cogumelos, azeitonas, feijoadas enlatadas, salsichas, batatas instantâneas, arroz processado, macarrão instantâneo e outros.
  • Bolacha de água e sal, pães com coberturas salgadas como parmesão, ou pão de queijo.
  • Alimentos que contenham bicarbonato de sódio, glutamato monossódico.
  • Salgadinhos industrializados: chips, amendoim, nozes salgadas, semente de abóbora.
  • Bolos e pastelarias comerciais.
  • Margarina ou manteiga com sal.

 

Não coloque o saleiro na mesa.